QI, QE, QS o que sao?
Então vamos lá:
O QI foi considerado durante muito tempo a única inteligência humana.
Estudiosos acreditaram que o homem nascia com determinado número de neurônios e que eles iam diminuindo no decorrer da vida.
Passado algum tempo, foi descoberto que o cérebro possuía capacidades de adaptação e sua fisiologia poderia ser alterada a partir de experiências internas e externas, devido à neuroplasticidade cerebral.
Um QI alto não é garantia de sucesso.
No mundo empresarial, o QI Alto consegue um bom emprego. O QE alto, garante promoções.
Como lemos nas frases acima, podemos dizer que a inteligência emocional é a habilidade de lidar com as emoções intrapessoais e interpessoais, isto é, com as suas próprias emoções e com as emoções dos outros .
Inteligência interpessoal – é a capacidade de compreender outras pessoas: os que as motiva, como trabalham e como trabalhar cooperativamente com elas.
Inteligência intrapessoal – é uma aptidão correlata, voltada para dentro.
É uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico de si mesmo, e poder usá-lo para agir eficazmente na vida.
Conhecer as próprias emoções, autoconsciência, reconhecer um sentimento quando ele ocorre, é a pedra de toque da inteligência emocional. A capacidade de controlar sentimentos a cada momento é fundamental para o discernimento emocional e para a autocompreensão.
Na medida em que nossas emoções atrapalham ou aumentam nossa capacidade de pensar e fazer planos, de seguir treinando para alcançar uma meta distante, solucionar problemas e coisas assim, são definidos os limites de nosso poder de usar nossas capacidades mentais inatas, e assim, determinam como nos saímos na vida. Quando somos motivados por sentimentos de entusiasmo e prazer no que fazemos, esses sentimentos nos levam ao êxito. É nesse sentido que a inteligência emocional é uma aptidão mestra, uma capacidade que afeta profundamente todas as outras, facilitando ou interferindo nelas.
Quando analisarmos a base neurológica do QS veremos que este opera do centro do cérebro, das funções neurológicas unificadoras do cérebro, e integra todas as nossas inteligências. O QS nos torna criaturas plenamente intelectuais, emocionais e espirituais que somos.
Em condições ideais, as 3 inteligências básicas funcionam juntas e se apoiam mutuamente.
A Inteligência Espiritual é a inteligência da Alma.
Um ser que possui o QS altamente desenvolvido tem:
– a capacidade de ser flexível;
- grau elevado de autopercepção;
- capacidade de usar do sofrimento;
- qualidade de ser inspirado por visão e valores;
- relutância em causar danos desnecessários.
O Indivíduo com alto QS será provavelmente um líder inspirado pelo desejo de servir, em outras palavras, uma pessoa que inspira outros.
AUTOR DO ARTIGO
ARTIGOS DESTE AUTOR
O que é Inteligência Emocional?
Você sabe o que é Inteligência Emocional? Nesse canal vamos apresentar uma série de vídeos na qual falaremos sobre Inteligência Emocional de uma forma descomplicada! Eu sou Wesley Lins, Master Coach, Palestrante e Analista Comportamental. A Inteligência Emocional...
ler maisInteligência Emocional – O que é e como é?
“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil, mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil.” (Aristóteles). Um exemplo da Inteligência Emocional aplicada com filhos: o que podemos fazer para ajudá-los...
ler maisInteligência Intelectual (QI)
Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e outros animais.QI - é uma...
ler maisReceba Novidades sobre Inteligência Emocional e Coaching
Inscreva-se aqui para ficar atualizado no mundo dos negócios.