Escolha uma Página

Inteligência Emocional

O que é e como é?

“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil, mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil.” (Aristóteles).

Um exemplo da Inteligência Emocional aplicada com filhos: o que podemos fazer para ajudá-los a se sentirem melhor?

Quais os fatores entram em jogo, por exemplo, quando pessoas de alto QI malogram aqueles com um QI mediano que se saem surpreendemente bem? Eu diria que o que faz a diferença são aptidões aqui chamadas de Inteligência Emocional, as quais incluem autocontrole, zelo, persistência e a capacidade de automotivação. E essas aptidões devem ser ensinadas desde criança.

Vivemos um momento em que o tecido social parece esgarçar-se com uma rapidez cada vez maior, em que o egoísmo, a violência e a mesquinhez de espírito parecem estar fazendo banir a bondade das nossas relações com o outro.

O argumento aqui a favor da Inteligência Emocional depende da ligação entre sentimento, caráter e instintos morais.

Temos como exemplo o impulso, que é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos, os que não têm autocontrole sofrem uma deficiência moral.

A Capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e de caráter.

O altruísmo está na empatia, a capacidade de interpretar as emoções nos outros.

São as nossas emoções, que nos orientam quando temos que tomar providências importantes demais para que sejam deixadas a cargo unicamente do intelecto. Em situações de perigo, na experimentação da dor causada por uma perda, na necessidade de não perder as perspectiva apesar dos percalços.

Cada tipo de emoção que vivenciamos nos predispõe para uma ação imediata, cada um sinaliza para uma direção.

Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope.

As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem.

AUTOR DO ARTIGO

j

WESLEY LINS
Administrador de Empresas
Master Coach Integral Sistêmico
Analista de Perfil Comportamental

Artigos Relativos

Inteligência Intelectual (QI)

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e outros animais.QI - é uma...

ler mais

QI, QE, QS o que são?

Para começar, posso te dizer que todas as inteligências fazem parte de todos nós e estão diretamente ligadas a quem somos, à nossa personalidade, à forma como nos relacionamos e ao que nos faz sentido. Todos os “Q”s contribuem para nossa felicidade. Então vamos lá:QI...

ler mais

Receba Novidades sobre Inteligência Emocional e Coaching

Inscreva-se aqui para ficar atualizado no mundo dos negócios.

2 + 7 =

Pin It on Pinterest